Qual a Diferença entre o SPC e Serasa?

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e o Serasa são duas empresas privadas que praticamente oferecem o mesmo serviço. Porém, devem ser analisados de maneira separada. Quando se trata de banco de dados, o SPC se torna a maior entidade da América Latina, sendo um sistema de informações sofisticado onde se encontram os dados de pessoas físicas e jurídicas. Até mesmo a possibilidade de obtenção de crédito requer sua autorização.

Tirando os EUA, o Serasa, por sua vez, é o que mais oferece créditos no mercado. Para tanto, seu sistema de dados é um dos maiores. A maior parte dos consumidores ativos no mercado econômico está com seus dados registrados no Serasa. Porém, não apenas as pessoas físicas que estão com seus dados registrados nos sistemas, empresas da América Latina também compõem sua estrutura informacional.

Há décadas que ela atua no Brasil, oferecendo crédito e possibilitando novos compradores para o mercado econômico brasileiro e latino-americano como um todo. Pessoas que tenham alguma pendência financeira ficam com seus nomes registrados em seus bancos de dados. Não apenas o nome, como também o Cadastro de Pessoa Física (CPF), no caso dos indivíduos comuns.

Como o Serasa e o SPC foram criados e onde param os nomes dos devedores:

00Outro aspecto relevante é o tipo de dívida realizada pelo inadimplente. Caso as contas de banco não sejam pagas, o nome da pessoa consta no banco de dados da Serasa. Já se a dívida é no comércio, o nome do endividado estará presente no banco de dados do SPC. Entretanto, seja em uma ou em outra situação, o negativado consta nas duas empresas. O que muda realmente é o tipo de consulta do CPF.

O procedimento realizado pelo Serasa, que desde o fim da década de 60 está presente no Brasil, é o de emitir cartas para o endividado a fim de que ele regularize sua situação. Para tanto, é estabelecido um prazo. Depois de ultrapassado esse prazo, seu nome fica negativado.

Enquanto a criação do Serasa ocorreu através da parceria entre bancos, o SPC contou com o patrocínio das associações comerciais, que são as Câmaras de Dirigentes Lojistas. Portanto, as duas possuem basicamente a mesma finalidade, apenas mudando a forma como as informações são transmitidas para quem deseja consultar os dados.

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